Pesquisar este blog

domingo, 30 de janeiro de 2011

Música : No Fim da Casa - Fátima Guedes

 Eu acredito mesmo nesta canção.
Eu tenho cá um vó.
Um vó de 96 anos.
Que perdeu sua amada há 1 ano, com tbém 96 anos.
E ele insiste ainda em ficar...embora o quarto do meu avÔ
È bem esta história da musica da Fátima Guedes,..esta cantora dos anos 70, que em muitos se apagou da memória, mas as coletãneas dela são poesias raríssimas.

Um dia, a pouco dias...eu o vi assim... chorando e rezando, pedindo uma prece, daquele que nunca foi religioso.
Por onde ele passa ele deixa o seu quarto.
Para mim mãe deixou na ultima passagem, o velho rádio e velha mesa, disposta lá na sua área de serviço.
E tem sido assim , pinico e carrilhão.
Socorrem os filhos de lá e socorrem filhas de cá...entre netos e genros.
Mas oque mais me chama atenção é a forma carinhosa como tantos o  trata, não o velho, mas é a criança, e ao mesmo tempo o sobrio "Benedito"..deixam que ele ainda manipule certas coisas, como se fosse de seu mando e comando em pleno 96 anos.
Mas se bem que é mesmo..
Ele conta e reconta as horas....e conta e reconta o seu dinheirinho.
E presenteia com 1 real, 2 os netos , os bisnetos e os tatáranetos (Pedro no caso, meu sobrinho neto).
Mas...de tudo que sinto
Quando no fundo eu ouço esta música.
É que talvez eu veja mais meu pai,..do que meu avÓ
Pois acredito mesmo que meu avô esteja mais forte de que meu pai.
TEnho vontade mesmo é de abraça-lo e senti-lo profundamente aqui. Tão logo sei que partirá.
Bjos.
Cacau t´bem é pura nostalgia.

Letra da Música:
O quarto do meu avô
já se sente um quarto de morto, já,
muito embora vivo ele esteja aqui
nem sabe quão morto ele vive lá.
O quarto do meu avô
tem uma cama que desarma.
Na mesinha um retrato e uma flor
que ele usa como arma.
E conta e reconta e torna a contar
os casos do tempo de moço.
Herói das horas do jantar,
o mesmo herói da história do almoço.
O quarto do meu avô
tem um velho armário enorme,
tão grande que inibe um sonhador
e ele nem cochila enquanto dorme.
O quarto do meu avô
tem a extensão que a noite corta.
Tão escuro que não se enxerga a dor,
tão profundo que não se abre a porta.
E reza e reveza a prece das seis
quem nunca foi religioso.
Agora é o que resta de um que foi três
Dos três, o mais laborioso
Quando ele veio pra nós
trouxe a viuvez no corpo de leão,
trouxe a mala aberta, orgulho aberto,
pijama, penico e carrilhão.
http://www.fatimaguedes.com.br/discografia/discografia.html . Se vc tiver interesse em ouvir , acesse o site e faça a busca, pois tentei trazer a música para aqui e não consegui. Busquei pelo You Tube e t´bem não encontrei. É um clássico, raro encontrar. A musica está disposta na discografia do vinil " Lápis de Cor - 1981"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!